30 de out. de 2009

Dica de filme: Modigliani, Paixão pela vida


Andy Garcia não poderia interpretar melhor a obsessão pela arte!


Paris, 1919, Modigliani, pintor italiano de origem judaica, um artista bonito e boêmio, usava álcool e outras drogas. Com Jeanne, viveu uma paixão que durou até a morte. Ela, católica, enfrentou tudo e todos para ficar ao lado do amado. Em suas obras, ele a pintava sem retratar os olhos, e dizia: “Só pintarei os seus olhos quando conhecer a sua alma...”


Modigliani e Picasso apresentavam brigas públicas e ofensas mútuas, e freqüentavam um bar de artistas. O caráter amoral e perverso do espanhol humilhava o frágil e alucinado italiano. O filme reproduz um diálogo entre eles que realmente ocorreu:

Picasso- Sabe qual é a diferença entre Picasso e Modigliani?

Modigliani- (Receoso) Não...

Picasso- (Sorrindo zombeteiramente) O sucesso!

Picasso provocava até a loucura pintores que ele considerava potencialmente bons, para que, movidos pelo ódio a ele, pudessem ir mais longe em suas habilidades. A raiva, sabia ele, sempre foi o motor mais poderoso a impulsionar o gênio humano.

Nessa rivalidade, os dois resolveram participar de um concurso com outros pintores famosos, no Salon des Artistes. Todos os importantes artistas da época trabalharam muito em suas obras. Ao final, Modi foi aplaudido calorosamente, inclusive por Picasso, por Jeanne, obra que retratava sua mulher, e dessa vez, com os belos olhos abertos.



Enquanto era aguardado no Salão dos Artistas, já bem doente e bastante alcoolizado, foi assaltado, apanhou quase até a morte e no hospital veio a morrer. Sua Jeanne, grávida de outro filho seu, não suportando a vida sem ele, se atirou de uma janela, matando ela e o filho que esperava.


A perspectiva sob a qual Modigliani olhou o mundo é uma peculiaridade. A deformação que produziu, na realidade mostra uma beleza rara e especial. A mulher de sua vida, foi sua musa principal. O último quadro que fez dela, poucos dias antes de morrer consumido pelas drogas e pela tuberculose, foi vendido recentemente em Londres, por quase 6 milhões de dólares. Em vida, ele jamais sonharia com algo assim.


Cena do filme com Elsa Zylberstein e Andy Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário