3 de nov. de 2009

Coco antes de Chanel - Figurino


A Chanelmania ainda não estourou no Brasil, já que o filme "Coco Antes de Chanel" ainda não chegou às telas daqui. Mesmo assim, os fashionistas tupiniquins devem manter-se informados. Abaixo seguem informações sobre o figurino do filme, desenvolvido por Catherine Leterrier.

Deve ter sido um desafio criar o vestuário para um dos maiores ícones da moda, pois no filme, todos os visuais são antes de se tornar estilista, quando era uma milliner [criadora de chapéus]. Exceto no final, quando há um desfile com o resumo de seu trabalho - somente estas peças foram escolhidas no museu da Chanel.

A pesquisa foi feita por período e inspirada em fotos famosas da própria Coco. No filme, são vistas peças com as listras de marinheiro - há uma cena em que ela está na praia e vê pescadores usando roupas listradas, o que lhe dá a ideia - uso de cores como preto, bege e off-white, e tecidos que ela preferiu mais tarde. Étienne Balsan, seu amante na época, usa tweed, com o qual ela trabalhou a vida toda e que foi inspirado no Duque de Westminster. Há preto e vermelho, paetês pretos, o famoso laço no cabelo, canotiers [tipo de chapéu]. Tem muito detalhe, como uma gravata preta em laço por cima de uma camisa branca.


Cerca de 800 chapéus fizeram parte do figurino durante as gravações (feitos, alugados ou comprados). Os figurantes usam chapéus que parecem muito complicados, exagerados, do jeito que Chanel não gostaria que fossem - os dela são diferentes, arquitetônicos.


Há um vestido que Chanel rouba quando é cantora de cabaré, para usar em um teste. Ele é rosa avermelhado, ao estilo das cantoras e dançarinas de cabaré da época. Ele não é Chanel. É meigo.


As roupas estão em turnê - e virão para o Brasil em breve - a Cinemathèque e a Chanel ficarão com algumas peças depois. Abaixo, croqui de Catherine Leterrier para figurino do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário