19 de nov. de 2009

Afinal, o que é sedução?

Do dicionário: “inclinar artificialmente para o mal ou para o erro, enganar ardilosamente, desonrar valendo-se de promessas, atrair, encantar, fascinar, subordinar para fins sediciosos...” Seria então algo ruim?

É extensa a gama de artifícios para seduzir que talvez ajam como algo enganoso. Porém, a natureza possui habilidosas sutilezas para levar cada um à conquista do que deseja (ou seja: para a continuidade das espécies). Há inúmeros tipos de sedução em todo tipo de relação. Seduzimos todo o tempo, de forma consciente ou não.

Definitivamente, ela está dissociada da beleza, e totalmente amarrada a outros atributos. Você seduzirá ao jogar os cabelos para trás, ao executar bem um trabalho e ao elaborar um prato saboroso. As propagandas, enganosas ou não, são sempre sedutoras.

Na relação homem e mulher, temos na história Adão e Eva, Helena de Tróia e Cleópatra. Já “Amélia”, da música de Mário Lago é sedutora por sua submissão em uma sociedade patriarcal, onde o homem é o mantenedor da mulher. (manutenção -mano, mão -tener, ter). Ou seja, seduzia submissamente para sobreviver.

Contrapondo, a personagem de Rita Hayworth, Gilda, mostrou sensualidade em vestidos tomara que caia, piteira, cabelos longos e ondulados, olhar fatal e charme inigualável para atrair o sexo oposto.




Tarsila do Amaral seduziu com a beleza de suas obras e ideias revolucionárias. Seduziu Oswald de Andrade pintando Abaporu. Vaidosa, frequentava festas de alta sociedade, sempre elegante:
“Fui lindamente vestida com um Patou, com um chapéu de 350 francos muito lindo. Estive, um dia antes, num jantar dos artistas do Salão das Tulherias. Artistas de valor e outros medíocres. Estreei meu vestido amarelo de Chez Patou. Parecia uma rainha. Todos os olhares convergiam para mim”. Conta a artista por correspondência aos pais, transcrito no livro Tarsila por Tarsila.
 



Marilyn Monroe, símbolo sexual da década de 1950, protagonizou filmes e mostrou sua beleza deslumbrante, suas curvas, lábios carnudos sempre com muita sensualidade.
 



Nos anos 60, Leila Diniz chocou conservadores, revolucionando comportamentos com sua autenticidade. A atriz foi a primeira mulher mulher brasileira a posar grávida de biquíni na praia. Afrontou a censura com palavrões, resultando no “Decreto Leila Diniz”. Defensora do amor livre e prazer sexual, declarou: “Você pode amar muito uma pessoa e ir para a cama com outra”.


 
 
Lady Di seduziu o mundo com a doçura do sorriso. Apoiou campanhas contra minas terrestres e combate à AIDS. Em 1987 foi a primeira celebridade a ser fotografada tocando alguém com o vírus. Sua elegância e carisma conquistaram mulheres, que buscavam usar roupas e cabelo parecidos com os dela.
 



Madonna é influência não só por suas música, mas também é ícone por seu comportamento surpreendente e inovador. A popstar dita tendências e seduz diversos públicos, de diversas formas, desde Like a Prayer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário